Cidadania Italiana - O início

08:56:00



Para quem acompanha o blog, já sabe que estamos na Itália e ficaremos por aqui por um tempo, antes de embarcarmos de vez para a Irlanda.

Já devo ter comentado em algum lugar que viemos para dar entrada no meu processo de cidadania italiana, e hoje vou contar um pouco da MINHA experiência.

Se você está pensando em dar entrada no seu processo, recomendo ler o Sagabook do Fábio da Minha Saga que tem tuuuuudo explicado nos mínimos detalhes.

Para começar, você precisa saber quem é seu antenato italiano. O Italiano no meu caso é meu avô, então meu processo é bem simples. Bem simples comparado ao pessoal que tem trisavó como antenato. Agora é hora de buscar as certidões.

É recomendado começar as buscas pelas suas certidões que são mais recentes, porque assim fica mais fácil para encontrar as certidões mais antigas. 

As certidões são todas em inteiro teor, e lá consta os dados dos seus pais e avós, e mais algumas informações que a certidão simples não informa.

Certidão de nascimento, casamento, óbito, de toda a linha da sua família italiana até chegar no seu antenato. Se as pessoas tiverem cônjuge não é necessário as certidões deles.

No meu caso ficou assim:

Certidão de nascimento: minha, mãe, avô 
Certidão de casamento : minha, mãe, avô 
Certidão de óbito: avô 
Certidão negativa de naturalização: avô

As certidões exceto de nascimento do meu avô e a negativa de naturalização, eu solicitei pelo correio, e todas chegaram certinhas.

A certidão de nascimento do Italiano alguns dizem que não é necessário a original, mas eu consegui a do meu avô para garantir.

Essa é basicamente a 1ª parte do processo, descobrir quem é o antenato e buscar as certidões, em alguns casos a busca de certidão demora um tempo, já que algumas podem estar na Itália. 

Nos próximos posts vou falar como consegui a certidão de nascimento do meu Italiano direto da Itália sem gastar um centavo, e o restante do processo que fiz aqui no Brasil antes de vir para a  Itália. E algumas regras para quem tem mulher na linhagem. 

Se tiverem alguma dúvida referente ao processo que fizemos no Brasil antes de embarcar para a Itália, deixa aqui nos comentários.

Boa viagem.

Confirar nossas postagens relacionadas

0 comentários

Like us on Facebook

Imagem do Dia

Imagem do Dia